Você conhece o Madiba?

25 03 2009

Saudações a todos! Continuo em Cape Town, na África do Sul, onde tudo está ótimo. Tenho feito diversas coisas, alguns passeios, mas tenho tentado levar uma vida local, fazendo coisas fora da rota turística básica, e uma vida de doméstica, lavando roupa, cozinhando, lavando louça, fazendo supermercado, consertando coisas… afinal, nem tudo é de graça e não é fácil conseguir uma boa hospedagem como a minha. Mas essa parada em Cape Town foi meio que estratégica, como uma preparação para o que vem pela frente, pela rota austral. E pra quem se pegou duvidando, sim, continuo treinando…

Universal Church of the Kingdom of God

Universal Church of the Kingdom of God

Bom, desde meu último post, tenho dado algumas voltas pela cidade, a pé mesmo, pelo centro, onde encontrei até a multinacional Igreja Universal do Reino de Deus, e pelo Waterfront, um píer muito interessante, com diversas opções de restaurantes, passeios, compras, shows abertos, fora a vista do cais e da Table Mountain. Aqui também fica o Clock Tower e o Gateway para Robben Island, um memorial sobre a história da ilha, hoje patrimônio da humanidade, e ponto de partida para as visitas guiadas. E foi pra lá que eu fui.

 

Prisão de Robben Island

Prisão de Robben Island

Após cruzar a praia em um ferry boat, comecei o passeio pela ilha em um ônibus, com guia local, que vai rodeando os principais pontos da ilha, que, por décadas, serviu de lugar para lunáticos, doentes, leprosos e criminosos. Na verdade a ilha foi usada por séculos para manter os excluídos da sociedade. A parada final é na conhecida prisão de segurança máxima de Robben Island, onde somos guiados por um ex-preso e conhecemos os principais alojamentos e selas, principalmente a do Madiba. Você o conhece?

Ele, um nobre da casta de Tembu e advogado por formação, foi acusado de traição e conspiração por cerca de 200 atos de sabotagem contra o regime da Apartheid, condenado à prisão perpétua, e ficou preso na ilha por muitos de seus 27 anos de prisão. Em Robben Island, com muitos outros presos políticos, ele continuou planejando ações políticas contra o regime. Porém, por força de campanha de sua congregação e pressão internacional, foi libertado. Após alguns anos foi premiado com o Nobel da Paz. Madiba, como a maioria aqui na África do Sul chama Nelson Mandela, foi o primeiro presidente negro e o primeiro eleito democraticamente no país. Hoje, com seus 90 anos, se retirou definitivamente da vida política.  

História à parte, o passeio à ilha é muito interessante, mas é bem rápido.

Stellenbosch

Stellenbosch

No fim de semana seguinte, dia de passeio em Stellenbosch, uma das cidades conhecidas por suas vinícolas na rota do vinho, nas Winelands, e, também, uma cidade universitária. Fomos atrás de uma feira livre, mas chegamos um pouco atrasados e perdemos (fora que o “guia” se perdeu na cidadela). Depois do almoço e por um passeio pelas ruas da cidade, voltamos a Cape Town, para outra oportunidade de assistir a mais um jogo de Rugby, com a mesma regalia e gratuidade de antes, sendo que dessa vez o time da casa, Stormers, ganhou.

 

Na semana seguinte (semana passada), antecedendo o outono, o tempo deu uma virada e fez um friozinho, mas que foi bom para me dedicar ao treino e a algumas tarefas pessoais que trouxe do Brasil e que estavam pendentes. Pois é, mesmo de férias, ainda encontro coisas para fazer e problemas para resolver. Mas tudo faz parte.

Vou ficando por aqui e em breve coloco mais um post sobre essa semana.

Ah, lembrando, quem quiser receber um cartão postal me envie o endereço por e-mail.

Beijos e abraços!!

Anúncios

Ações

Information

2 responses

1 04 2009
Denise

Obrigada pela propaganda Andrezinho!
Alias galera, to alugando o ap inteiro pra Copa de 2010 hein! Pra 2-4 pessoas. Com direito a servicos domesticos profissionais da Belezura, nao tao bons quanto os do Andre mas…. haha! 20 minutos a pe do estadio! Ligue ja! : )
d

1 04 2009
Denise

sabotei meu proprio anuncio… na verdade nao da nem 15 minutos a pe ate o estadio de Green Point …. caminhando pelo calcadao da praia!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: